terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Leite Materno

O leite materno é bom mesmo?
O leite materno é muito importante para a saúde dos bebês é  um alimento completo, e fornece todos os nutrientes necessários e em quantidade adequada: carboidratos, proteínas e gorduras, componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos, macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância. O leite materno é isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.Recém-nascidos necessitam apenas do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida, este é extremamente rico em gordura e em nutrientes.
O leite materno, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. 
O leite materno é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.
Será que existe leite fraco?
O leite não é fraco. O leite apenas muda a aparência conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade. É o colostro, leite concentrado nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê. No começo da vida é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ajuda a treinar o jeito de mamar. Com o passar do tempo o peito produz leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.
O que fazer para ter bastante leite?
Conforme estudos publicados, o bebê deve começa a mamar, ainda na sala de parto, pois os estímulos são mais rápidos para a descida e para a  produção do leite. Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga. Beba no mínimo 3 litros de água por dia. Para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos seis primeiros meses de vida.
Tipos de Leite
Você sabia que existem três tipos de leite materno? Acontece que a composição do leite materno não é sempre a mesma. A composição varia de acordo com a idade do bebê, varia também dentro de cada mamada, varia ao longo do dia e varia com a alimentação da mãe. Cada um dos três tipos de leite materno tem sua função especial. Todos são importantes.
  • O Colostro
  • O Leite  Anterior, Intermediário ou de transição
  • O Leite  Posterior ou Maduro.
.

O COLOSTRO

É aquele líquido mais espesso e amarelado que pode surgir antes do parto ou em até 72 horas após o parto e que continua sendo produzido até por volta de 7 dias após o nascimento. É um leite altamente rico em anticorpos, para a proteção do recém-nascido. Além disso, é abundante em vitaminas e fatores de maturação que ajudam no desenvolvimento intestinal do bebê.
O colostro sai pouco, de 5 a 20 mL por mamada, mas é uma quantidade suficiente para o recém-nascido, compatível 
com sua capacidade gástrica.O pequeno volume de colostro que objetivamente é percebido pela mãe pode dar-lhe a ideia de que seu leite é pouco, sendo necessário colocá-la a par destes fatos, de preferência no pré-natal.
É extremamente importante oferecer o colostro ao recém-nascido.
O colostro transforma-se gradualmente no leite materno maduro. O amadurecimento costuma estar completo cerca de 15 dias após o nascimento.
.

O LEITE  ANTERIOR, INTERMEDIÁRIO OU DE TRANSIÇÃO

  • Ocorre do sétimo ao décimo quarto dia
  • Rico em água
  • Rico em proteína (caseína)
  • Rico em açúcar (lactose)
É aquele que é produzido e liberado assim que o bebê começa a mamada. É bastante fluido, devido à grande quantidade de água. Também é rico em lactose (açúcar). Este leite sozinho não consegue saciar a fome do bebê, pois tem pouca proteína e pouca gordura.
Nesta fase ocorre muita produção do leite..
O LEITE MATERNO POSTERIOR OU MADURO
  • Ocorre a partir do décimo quinto dia 
  • Rico em gordura e proteína
  • É essencial para o ganho de peso do bebê
Sem o leite materno posterior, que vem no fim, o bebê não fica saciado e não ganha peso adequadamente. A privação do leite materno posterior pode dificultar o desenvolvimento e causar até mesmo desconfortos e problemas de saúde. Por esse motivo, é importante deixar que o bebê mame até secar o peito antes de trocar de lado.
O leite materno posterior ou maduro mata a fome do bebê.

Referências:
site: www.aleitamento.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário